O Presidente do Governo dos Açores defendeu hoje a necessidade de se ter uma mensagem de união e de força em relação ao processo da Base das Lajes, à semelhança do que aconteceu na componente laboral com “bons resultados” para os interesses da Região.
Vasco Cordeiro falava aos jornalistas após ter acompanhado o Presidente da República numa visita à Base das Lajes, no âmbito da visita que Marcelo Rebelo de Sousa está a efetuar à Região Autónoma dos Açores até 06 de junho.
“A esperança que eu tenho é que possa haver, como houve na componente laboral e que trouxe bons resultados, o congregar de todos os esforços também na questão ambiental”, afirmou o Presidente do Governo, que já, por várias vezes, teve oportunidade de abordar esta matéria com o Presidente da República desde que foi anunciada a redução a presença militar e civil na base da ilha Terceira.
No segundo dia da visita aos Açores, Vasco Cordeiro manifestou-se, assim, convicto de que será possível uma “mensagem de união e de força que salvaguarde os interesses dos Açores e dos Açorianos, que, nesta matéria, são claramente os interesses de Portugal”.
“É mau criar fatores de distração nesta matéria, as razões da minha insatisfação têm a ver com a forma como os Estados Unidos da América estão a abordar este assunto. Acho que devemos ser capazes de criar uma mensagem de unidade e de união em relação à defesa dos Açores e, também, de Portugal”, frisou.
Após a visita à Base das Lajes, Vasco Cordeiro acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa num almoço com cerca de 3.000 idosos da ilha Terceira. [GaCS]